Programação com Vicente Ferraz no NPD/Piauí

No período de 13 a 20 de setembro de 2009 os participantes do Núcleo de Pordução Digital Fotógrafo José Medeiros (NPD) de Teresina (PI), vão vivenciar uma rica experiência ao conviver e aprender com o cineasta carioca Vicente Ferraz, autor do premiadíssimo documentário “Soy Cuba - O Mamute Siberiano”, (melhor documentário do Festival de Gramado 2005, selecionado para o prestigiado Sandance Institute dos EUA, dentre outros prêmios).

Vicente é formado em cinema na EICTV de Cuba, está acabando de mixar seu primeiro longa: “El Ultimo Comandante”, preparando a produção de outro longa: “A Montanha”, a ser filmado numa co-produção com a Itália e que tem no roteiro um personagem piauiense.

Também participou de um longa coletivo formado por vários episódios dirigidos por cineastas de vários países: “*O Estado do Mundo”, que foi mostrado no Festival de Cannes 2008. *

Em Teresina, ele vai ministrar aulas noturnas na Escola de Teatro, vai participar de encontros informais para discutir assuntos de interesse do setor. No curso vai falar sobre direção, fotografia, captação de recursos e inserção de produtos audiovisuais no mercado.

No dia 17 de setembro, as 19h será feito o lançamento no Piauí, do filme: "Soy Cuba - O Mamute Siberiano", no auditório Carmen Sinot, do CEFET, seguido de debate com este diretor e os presentes.

Trata-se de uma atividade do curso “Você Pode, Você Faz”, aberta ao público em geral. No dia 19 de setembro, será dado inicio as filmagens dos exercícios práticos dos cursos do NPD nas locações já definidas.

Estas atividades fazem parte do processo de formação do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros, Teresina (PI), participante do Programa Olhar Brasil, parceria entre a TV Antares, Governo do Estado do Piauí e a Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, com o apoio executivo da ABD, Associação Brasileira de Documentaristas, seção Piauí.

Comentários