Documentário retrata a desilusão na terra prometida

Do trabalho escravo ao assassinato de trabalhadores e líderes de movimentos sociais, passando ainda pela estrutura do agronegócio e dos conflitos em torno da posse das terras. São esses os assuntos que permeiam o documentário “Nas terras do Bem-virá”, produção que será exibida e discutida esta noite no Instituto Metodista Granbery. O objetivo é dar enfoque às relações de luta e resistência ocorridas na Amazônia ainda na década de 70 e que até hoje fazem parte da realidade daquela região.

Gravado em 29 cidades do Norte e Nordeste do país, a produção traz depoimentos de fazendeiros, ativistas e trabalhadores que, seduzidos pelo lema “homens sem terras do Nordeste para terras sem homens na Amazônia”, deixaram suas casas e famílias em busca de emprego e de melhores condições de vida em algum canto da grande floresta tropical. Atrás da ilusão, esses “severinos” acabam sendo engolidos pelos latifúndios e vêem o sonho da dignidade se transformar em escravidão, violência e destruição ambiental.

Dirigido por Alexandre Rampazzo e produzido por Tatiana Polastri, o longa recebeu menção honrosa no 12º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, prêmio de melhor filme pela ABD na Mostra do Filme Etnográfico em Manaus e tem participado de vários de festivais também no exterior.

- Hoje, às 19h, no Instituto Metodista Granbery (Rua Batista de Oliveira 1.145 - Granbery).

(TM - 30 de nov. de 2007)

Comentários