Mostra de Cinema de Tiradentes

Renovação na sétima arte

A Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada de 18 a 26 de janeiro, entra em sua segunda década, mantendo a tradição de apresentar um panorama do que de mais interessante foi produzido pelo cinema brasileiro no último ano. Mas a principal marca dessa 11ª edição será a inovação, trazendo uma das sessões temáticas de longas-metragens, intitulada Aurora, dedicada exclusivamente a filmes de novos cineastas. Outra novidade é a instituição do Prêmio Aurora, para melhor filme e profissional de destaque dessa sessão, avaliados pelo Júri da Crítica - composto por especialistas da área - e pelo Júri Jovem - formado por alunos selecionados do workshop de análise de linguagem, ministrado nos últimos dias 7 e 8, em Belo Horizonte.

O tema deste ano é Juventude em trânsito, o que, segundo o curador Cléber Eduardo, justifica-se por estar em sintonia com o volume expressivo de novos diretores no cenário contemporâneo e também por condizer com as questões abordadas pela maioria das produções. “Com o número cada vez maior de filmes protagonizados por jovens e adolescentes, em geral vivendo situações de crise, achei pertinente destacar esse universo etário e dramático, porque, no mínimo, essas questões andam ocupando a mente dos diretores brasileiros da atualidade”, completa.

Ao todo, serão exibidos 126 filmes, sendo 27 longas-metragens, 35 curtas e 64 vídeos, divididos em 48 sessões ao longo de nove dias, com projeções no Largo da Rodoviária (Cine-Tenda), no Centro Cultural Yves Alves (Cine-Teatro) e no Largo das Fôrras (Cine-Praça).

Boa safra de filmesDos 27 longas, 19 foram agrupados em sessões temáticas de acordo com as questões abordadas. Na sessão Olhares, o público poderá assistir em primeira mão os principais destaques do cinema brasileiro, seja por terem sido premiados em importantes festivais ou pela aclamação da crítica. Entre as quatro produções da mostra, duas foram bastante premiadas no festival de Brasília: o longa “Cleópatra”, que levou melhor filme, atriz, fotografia, direção de arte, trilha sonora e som, e “Meu mundo em perigo”, aclamado com título de melhor ator, ator coadjuvante e um prêmio especial. Ainda fazem parte dessa sessão “A via láctea”, selecionado para o festival de Cannes, e “O senhor do castelo”.

Os filmes de abertura e encerramento da Mostra de Tiradentes também são exemplares da boa safra que estará nos cinemas em 2008. “Falsa loura” traz no elenco a homenageada Rosanne Mulholland, vencedora do prêmio de melhor atriz coadjuvante em Brasília. “Estômago”, com o homenageado João Miguel, levou os prêmios de melhor ator do Festival do Rio, onde o longa foi eleito por melhor direção e filme pelo júri popular.

Representando a produção juizforana, Rogério Terra Jr. e Acácio Alves, o Cacinho, estarão em Tiradentes nesta edição. Nesses 11 anos de festival, Rogério conta que só perdeu duas edições e já exibiu por lá todas as suas produções, entre vídeos e curtas-metragens em 35mm. Esse ano, ele foi selecionado para a mostra de vídeos com sua obra “Difusos nomes no concreto”. Já Cacinho estréia no evento como diretor, apresentando a animação “Viagem à lua”, que ficou em terceiro lugar na mostra competitiva do Animaserra 2007, em Teresópolis.

Programação paralelaAlém das exibições de cinema, acontecem 13 oficinas e workshops e o 9º Seminário do Cinema Brasileiro, com mesas-redondas, debates, conferência de jovens e lançamento de livro. Na programação de arte, o público poderá conferir uma exposição de painéis fotográficos sobre os trabalhos dos atores homenageados, na galeria do Centro Cultural Yves Alves. Um cortejo com animação de bandas, grupos e artistas convidados promete movimentar as ruas da pequena cidade histórica no sábado, dia 19, a partir das 16h. No mesmo dia, quem agitará a noite de Tiradentes será a trupe juizforana do Lúdica Música!, a partir de 0h30, no Tenda Bar. Para os que curtem uma balada noite adentro, a programação conta com outros shows ao longo da semana, no mesmo horário e local.

Informações e programação no site www.mostratiradentes.com.br
Programe-se:
Dia 18
"Falsa loura"De Carlos Reichenbach (SP). Às 21h, no Cine-Tenda
Dia 19
"5 frações de uma quase história"De Armando Mendz, Cris Azzi, Cristiano Abud, Guilherme Fiúza, Lucas Gontijo, Thales Bahia (MG). Às 18h, no Cine-Tenda
"Alucinados"De Roberto Santucci (RJ). Às 20h, no Cine-Tenda
"A Via Láctea"De Lina Chamie (SP). Às 21h, no Cine-Praça
"Meu mundo em perigo"De José Eduardo Belmonte (DF/SP). Às 22h, no Cine-Tenda
Dia 20
"Ô de casa!"De Clarisse Alvarenga (MG), Às 18h, no Cine-Tenda
"Deserto feliz"De Paulo Caldas (PE). Às 20h, no Cine-Tenda
"Mutum"De Sandra Kogut (RJ/França). Às 21h, no Cine-Praça
"Cleópatra"De Julio Bressane (RJ). Às 22h, no Cine-Tenda
Dia 21
"Ainda orangotangos"De Gustavo Spolidoro (RJ). Às 22h, no Cine-Tenda
Dia 22
"Sábado à noite"De Ivo Lopes Araújo (CE). Às 18h, no Cine-Tenda
"Crítico"De Kleber Mendonça Filho (PE). Às 22h, no Cine-Tenda
Dia 23
"O grão"De Petru Cariry (CE). Às 22h, no Cine-Tenda
Dia 24
"Onde andará Dulce Veiga?"De Guilherme de Almeida Prado (SP). Às 18h, no Cine-Tenda
"Corpo"De Rubens Rewald e Rossana Foglia (SP). Às 20h, no Cine-Tenda
"O senhor do castelo"De Marcus Vilar (PB). Às 21h, no Cine-Praça
"Amigos de risco"De Daniel Bandeira (PE). Às 22h, no Cine-Tenda
Dia 25
"Otávio e as letras"De Marcelo Masagão (SP). Às 18h, no Cine-Tenda
"Meu nome é Dindi"De Bruno Safadi (RJ). Às 20h, no Cine-Tenda
"PQD"De Guilherme Coelho (RJ). Às 21h, no Cine-Praça
"Nome próprio"De Murilo Salles (RJ). Às 22h, no Cine-Tenda
Dia 26
"Pequenas histórias"De Helvécio Rattón (MG). Às 16h, no Cine-Tenda
"Estômago"De Marcos Jorge (PR). Às 20h, no Cine-Tenda
(fonte: TM de 10 de janeiro de 2008)

Comentários