Waltencir Parizzi: Histórias de um apaixonado pelo cinema


A segunda edição de 2009 do projeto Diálogos Abertos abre espaço para uma memória viva do cinema na cidade, Waltencir Parizzi. O evento é uma iniciativa da Pró-reitoria de Cultura da UFJF e busca resgatar a memória sociocultural de Juiz de Fora por meio de depoimentos de pessoas que fazem parte da história local. No encontro de hoje, que será realizado no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), o público presente terá oportunidade de ouvir as histórias do ex-funcionário da Companhia Central de Diversões, que dedicou 55 dos seus 79 anos ao espaço cultural mais tradicional da cidade, o Cine-Theatro Central. “Tenho muita história para contar”, dispara a personalidade em foco.

“O cinema Central foi a minha vida”, assim Waltencir resume sua experiência à frente do espaço. Ele conta que começou aos 14 anos como porteiro e passou por diversas funções, como bilheteiro, supervisor e gerente. “Eu fui tudo lá dentro. Entendo desde administração até projeção.” Saudoso, tem orgulho de ter trabalhado no Cine-Theatro Central no auge do cinema. “Eu colocava três mil pessoas em uma sessão, é capaz de os cinemas de hoje não registrarem esse número em um mês.”

Bom de papo, Waltencir conversou com a Tribuna e se mostrou feliz em participar do projeto da UFJF, pronto para responder às perguntas dos entrevistadores no encontro de logo mais. A mesa será composta pelo jornalista Jorge Sanglard, pelo arquiteto Marcos Olender, além dos cineastas Franco Groia e Rogério Terra.

(Fonte: Tribuna de Minas, 28 de abril de 2009)

Comentários